Motivar para o Tratamento, Quarto Objetivo do Tratamento da Dependência Química no HEPA
Para trabalhar com o paciente, em sua jornada para deixar as drogas, é importante reconhecermos o estágio motivacional em que ele se encontra para chegar a esse objetivo.
De acordo com a literatura científica, existem quatro situações em que o paciente pode se encontrar na sua relação com o uso da substância: a pré-contemplação, contemplação, determinação e ação.
Na pré-contemplação, a palavra chave é a negação. O paciente se recusa a reconhecer os prejuízos sociais, familiares, financeiros e físicos que a drogadição causa na sua vida.
No estágio da contemplação a palavra chave é ambivalência. A pessoa começa ter um leve reconhecimento dos problemas, mas ainda não tem a visão solidamente formada a respeito da necessidade de ficar longe das drogas.
Quando está na fase da determinação, já se observa no paciente algumas mudanças positivas e significativas no pensamento, nas reações emocionais e comportamento. A consciência das repercussões negativas das drogas já está formada.
A fase da ação tem como palavra chave a adequação. Acontece, predominantemente, fora do hospital. É quando o paciente começa a fazer as mudanças necessárias em seu estilo de vida para a nova realidade.
O trabalho da equipe é identificar o estágio de cada pessoa e fazer intervenções personalizadas, esclarecendo as dúvidas do paciente e contribuindo com sua evolução na direção da superação do vício.
Este é o quinto post de uma série sobre os 12 objetivos do tratamento da dependência química. Nos próximos, detalharemos os 8 objetivos restantes e a importância deles no processo de recuperação.